São Mateus é um distrito na zona leste de São Paulo, localizado a cerca de 20 km do centro da capital. Criado oficialmente em 1985, o distrito possui uma população de aproximadamente 155.682 habitantes (dados de 2022) em uma área de 13 km², resultando em uma densidade demográfica de 121,95 hab/ha. A renda média no distrito é de R$ 4.100,00, e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,814, considerado elevado.
A história de São Mateus remonta a 1948, quando a região começou a ser loteada. Seu desenvolvimento acelerou a partir de 1956, impulsionado pelo crescimento econômico do ABC Paulista e pela intensa migração para São Paulo, especialmente de mineiros, portugueses, japoneses, pessoas do interior de São Paulo e nordestinos. Inicialmente, a área foi nomeada “Cidade São Mateus” por Salvador Bei, em homenagem ao seu pai, Mateo Bei, que também deu nome à principal avenida do distrito. O termo “cidade” foi utilizado pela expectativa de que a região se tornasse uma cidade em ascensão.
Em termos de transporte, São Mateus é atendido pela Linha 15-Prata do monotrilho, operada pelo Metrô de São Paulo, com as estações São Mateus (inaugurada em 2019) e Jardim Colonial (inaugurada em 2021). O distrito também possui um terminal de ônibus, inaugurado em 1988, que serve linhas metropolitanas do Corredor ABD da EMTU e linhas municipais da SPTrans. Um novo terminal, conectado ao já existente, está em projeto.
O distrito de São Mateus é composto por diversos bairros, entre eles: Cidade Centenário, Cidade São Mateus, Cidade Satélite Santa Bárbara, Jardim Cinco de Julho, Jardim Egle, Jardim Imperador, Jardim Itápolis, Jardim Nove de Julho, Jardim Paraguaçu, Jardim Ricardo, Jardim Santa Adélia, Jardim São Cristóvão, Jardim São José, Jardim Tietê, Jardim Três Marias, Jardim Valquiria, Parque Colonial, Parque Industrial São Lourenço e o próprio bairro de São Mateus.
São Mateus faz divisa com os distritos de Sapopemba (Oeste), Aricanduva (Noroeste), Cidade Líder e Parque do Carmo (Norte), Iguatemi (Leste), São Rafael (Sudeste), e os municípios de Santo André e Mauá (Sul). Houve uma tentativa de emancipação do distrito em 1990 para se tornar um município independente, mas o pedido não obteve êxito.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis no São Mateus com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 e 2 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis bairro São Mateus em São Paulo, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br