QUAIS SÃO OS TIPOS DE IMÓVEIS COMERCIAIS E COMO SÃO AVALIADOS?
Imóvel comercial poderia ser definido como propriedade cuja finalidade está relacionada com atividades empresariais. Diferentemente do imóvel residencial, na locação de imóvel comercial a lei imprimi proteção especial ao locatário no sentido de prever a garantia de renovação da locação.
Existe uma ampla categoria de imóveis comerciais como Lojas, Salas, Andares, Prédios, Galpões, Lojas de Shopping Centers, Hotéis, Centros Comerciais, Estacionamentos, etc., e por consequência, a avaliação destes ativos sofre muita variação na metodologia a ser empregada.
A Avaliação de Salas, Andares e Garagens pode ser mais simples, com a adoção do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado e emprego de fatores/variáveis como localização, área, padrão construtivo, idade aparente/estado de conservação, etc., entretanto, alguns imóveis exigirão técnicas mais elaboradas ou mesmo conjunção de métodos.
Alguns trabalhos como a Avaliação de Galpões, por exemplo, podem exigir a aplicação do Método Evolutivo em que o Terreno é avaliado separadamente da Edificação. Existem trabalhos, também, em que para se determinar o Valor de Locação do Imóvel será necessário avaliar primeiramente o Valor de Venda, para a aplicação do Método da Renda.
Lado inverso, alguns outros ativos exigirão que para se determinar o Valor de Mercado precise-se primeiro determinar o Valor de Locação, que é o chamado Método da Capitalização de Renda, seja demonstrado pela renda direta ou pelo fluxo de caixa descontado.
Já imóveis como Lojas de rua exigem uma atenção muito grande do avaliador porque é muito grande a quantidade de elementos que podem ter influência na sua composição de valor e cada um destes elementos precisará ser analisado e tratado para tornar as características dos dados observados homogêneas às do imóvel em avaliação. Entre os elementos que podem ter influência na precificação de Lojas, seja para determinar Valor de Mercado ou Valor Locativo de Mercado podemos relacionar: a existência de parte da área construída na sobreloja ou subsolo, ocorrência ou não de vagas de garagem, posição em esquina ou com testadas múltiplas, área construída, frente, qualidade do ponto comercial, apresentação e funcionalidade do imóvel em função de suas características arquitetônicas, estado de conservação, etc.
Cada um destes atributos das Lojas de rua citados tem suas peculiaridades e maneira de ser tratados e isto deve ocorrer tanto em cada um dos dados amostrais como no imóvel em avaliação.
Isto posto, a Avaliação de Imóveis Comerciais é uma tarefa que exige conhecimento técnico especifico para compreensão de cada um dos atributos que podem ter influência no seu valor de mercado, seja para venda ou para locação.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo é uma empresa que elabora laudos de acordo com os critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 ,2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais. Recolhimento de ART junto ao CREA.
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