COMO É FEITA UMA AVALIAÇÃO DE IMÓVEL?
A Avaliação de Imóvel é feita com a elaboração de um relatório que vai informar todas as características do imóvel avaliando. Um bom trabalho de avaliação deve, obrigatoriamente, ser elaborado de acordo com a normatização contida na NBR 14.653, que é a norma editada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Uma avaliação feita fora dos normativos da NBR 14.653 não pode ser denominada “Laudo de Avaliação” e é considerada apenas “opinião” do signatário.
A Avaliação se inicia com a realização da vistoria, onde o imóvel será examinado cuidadosamente, não só em relação às suas características físicas, mas também a região de situação e o contexto urbano das imediações. A reportagem fotográfica vai compor o relatório juntamente com as descrições do signatário.
Nas características relativas à localização, o Laudo de Avaliação vai informar detalhes da rua de situação, do bairro, detalhes da vizinhança, forma de ocupação, características das edificações do entorno, disponibilidade de infraestrutura pública como ruas pavimentadas, calçadas arborizadas, tipo de iluminação pública, etc. disponibilidade de infraestrutura comercial como bancos, supermercados, etc. densidade de ocupação, topografia do logradouro, etc.
Na descrição do imóvel em avaliação o Laudo vai apresentar, juntamente com o registro fotográfico, o detalhamento das características arquitetônicas, características construtivas, materiais de acabamento, estado de conservação, idade aparente, etc.
É através da vistoria que o avaliador vai identificar os atributos importantes na precificação do imóvel, que por sua vez, direcionarão a opção das variáveis ou fatores que serão elegidos como formadores de valor.
Determinadas as variáveis/fatores mais importantes, é realizada a pesquisa de campo para identificação de imóveis do mesmo tipo de exploração que estejam em oferta ou tenham sido negociados recentemente, para formação de uma amostra.
A amostra que, certamente, apresentará características heterogêneas em relação ao imóvel em avaliação, passará por tratamento de correção, que buscará trazer todos os dados de mercado para a condição do imóvel em avaliação. Este tratamento pode ser por regressão linear, quando é usado um software de inferência estatística, ou por fatores de homogeneização.
Em suma, o Laudo de Avaliação vai descrever o imóvel, o contexto em que se encontra, condições de mercado vigentes, tanto regional quanto nacionalmente, imóveis com características assemelhadas que estejam em oferta ou tenham sido negociados recentemente (com respectivos endereços, fontes de informações e registros fotográficos), memória de cálculo e o resultado da avaliação que indicará o Valor de Mercado do Imóvel, assim como os limites superior e inferior que este preço pode oscilar.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo é uma empresa que elabora laudos de acordo com os critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 ,2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais. Recolhimento de ART junto ao CREA.
Quer saber mais sobre Como é feita uma Avaliação de Imóvel em São Paulo – SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E e-mail: comercial@avalia-sp.com.br