PORQUE A AVALIAÇÃO DE LOJAS EM SÃO PAULO EXIGE TRABALHO TÉCNICO MAIS ESPECIALIZADO?
A Avaliação de Lojas, seja para determinar o Valor de Venda ou Valor de Locação é um trabalho técnico que vai exigir capacitação e experiência diferente daquela exigida na Avaliação de Imóveis de menor complexidade.
Os imóveis comerciais são constituídos por Lojas, Galpões, Salas, Andares, Prédios, Plantas Industriais, Garagens, etc. A Avaliação de Imóveis Comerciais exige, além do conhecimento normativo da NBR 14.653, a vivência de mercado.
Na Avaliação de Loja Comercial, por exemplo, vários fatores podem influenciar na sua composição de valor de mercado. A quantidade de variáveis que influenciam a sua precificação pode levar, o avaliador menos experimentado, a erros de interpretação do mercado que podem causar grandes prejuízos às partes envolvidas na transação.
Por exemplo: um fator/variável importante nestes ativos é a localização e geralmente, a amostra é colhida nas proximidades do imóvel avaliando, mas a discrepância de valor pode ser muito grande em microrregiões: uma loja de referência pode estar localizada a menos de 100 metros da loja avaliando é ter um valor de mercado/m² 50% inferior, isto porque uma pode se encontrar em via de grande visibilidade e apelo comercial e a outra se encontrar em via secundária com pequeno tráfego de transeuntes e veículos.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo que presta serviço de Elaboração de Laudos de Avaliação em todo o Estado de São Paulo, tem a experiência e vivência de mercado necessários para identificar os fatores e variáveis importantes na precificação destes ativos.
Ainda exemplificando a Avaliação de uma Loja de rua, outros fatores/variáveis são também muito importantes e devem ser considerados nesta modalidade de avaliação como por exemplo: 3 lojas de 100 m² cada uma, posicionadas lado a lado, sendo que uma possui toda a extensão da loja no pavimento térreo (de rua), a outra possui metade no térreo e metade na sobreloja e a terceira possui parte da área no térreo, parte na sobreloja e parte no subsolo, não possuem o mesmo valor de mercado e os valores são bem diferentes, seja para locação ou seja para venda.
Somente um estudo qualificado poderá mensurar estas diferenças. Existem outros atributos destes imóveis que ainda devem ser considerados como a extensão da frente da loja, a ocorrência de frentes múltiplas, como lojas de esquina, a existência de estacionamento frontal, etc.
Existem algumas características que podem ser inimagináveis para o avaliador desatento, como por exemplo, o caso de 2 lojas situadas na mesma avenida, ambas com frente para a rua, com a mesma configuração de ambientes, entretanto, uma das lojas fica com a frente voltada para face norte recebendo o forte calor e reflexo do sol, fazendo com que os transeuntes deixem de caminhar deste lado da via, e todo o fluxo de pessoas se concentre do outro lado da rua, onde está a segunda loja, fazendo com que o apelo comercial, desta segunda loja, seja superior, e por conseguinte seu valor de mercado, tanto na avaliação para venda quanto para locação.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Lojas em São Paulo?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E e-mail: comercial@avalia-sp.com.br