Poá, um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê, é considerado um município de interesse turístico e se autodenomina Estância Hidromineral. O principal setor da economia de Poá é o de serviços, já que a instalação de indústrias poluentes foi dificultada a partir de 1970, ano em que a cidade se tornou estância. Em território, é um dos menores municípios do estado de São Paulo. A verticalização do centro da cidade é desestimulada, visando preservar o clima interiorano que a cidade possui, com ruas estreitas e a manutenção de vários prédios antigos.
Poá é um dos municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Esse status garante ao município uma verba maior por parte do estado para o desenvolvimento do turismo regional. Além disso, Poá adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de estância hidromineral. Há duas versões para a origem do nome Poá. Uma delas sugere que veio de “Itrapuá”, depois “Itapoá” e, finalmente, “Poá”, baseando-se em documentos paroquiais de Mogi das Cruzes de 1856. Outra versão indica que Poá é uma corruptela de “Piâ” ou “ïb-apaá-á”, significando “bifurcação de caminhos”, função que o local exerceu nos primórdios como ponto de passagem de viajantes.
Poá possui uma área urbana de 14 km² e uma área rural de 3 km². As distâncias a outros municípios são: 5 km de Suzano, 21 km de Mogi das Cruzes, 51 km da capital São Paulo, 86 km de Santos e 73 km de São José dos Campos. A cidade é cortada por rios como o Tietê e o Guaió, e por córregos como o Itaim, Paredão, Martinelli e Campo Grande. O clima da cidade é subtropical, com verão pouco quente e chuvoso e inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno de 18 °C. A população total de Poá, de acordo com o Censo 2022, é de 103 765 habitantes. A mortalidade infantil até 1 ano é de 10,9 por mil, a expectativa de vida é de 71,06 anos, a taxa de fecundidade é de 2,25 filhos por mulher, e a taxa de alfabetização é de 94,31%. O IDH de Poá é de 0,806.
Na infraestrutura, a educação em Poá conta com diversas escolas municipais, estaduais, particulares e administradas por organizações não-governamentais. Destacam-se a unidade do SESI, o Napes – Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – e a ETEC de Poá, inaugurada em 5 de outubro de 2009, considerada pelo Centro Paula Souza “um dos melhores da rede”. O sistema viário de Poá é composto por vias locais e arteriais, com a Rodovia Henrique Eroles sendo a de maior fluxo. Para a transposição da via férrea, Poá conta com dois viadutos, um no centro e outro na zona industrial. Em transportes, o município é servido pelas Linhas 11 e 12 do Trem Metropolitano de São Paulo. Em comunicações, a cidade foi atendida pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB) até 1973, quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que transferiu a administração para a Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC) em 1974. Em 1998, essa empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica, que em 2012 adotou a marca Vivo.
No âmbito da cultura e lazer, Poá tem uma forte vocação turística, com espaços culturais como o Teatro Municipal Turíbio Ruiz (inaugurado em 2016), o Centro Cultural Casa da Estação (que abriga a Biblioteca Municipal desde 2012), e o Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa. A cidade também oferece cursos gratuitos de diversas modalidades esportivas em seu ginásio municipal e núcleos esportivos nos bairros. A religião em Poá é diversa, com predominância cristã. A Igreja Católica faz parte da Diocese de Mogi das Cruzes, e destacam-se templos como a Capela de Santa Cruz, fundada em 1910. Além disso, há igrejas evangélicas como a Assembleia de Deus Ministério do Belém e a Congregação Cristã no Brasil, bem como capelas mórmons.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais em Poá com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Poá, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E e-mail: comercial@avalia-sp.com.br