O distrito de Tucuruvi está situado na Zona Norte do município de São Paulo e é administrado pela Subprefeitura de Santana/Tucuruvi. O nome, de origem tupi, significa “gafanhoto verde”, o que remete às pastagens de gado que predominavam na região em sua origem. Considerado um dos distritos com melhor clima na cidade, devido à proximidade com a Serra da Cantareira, o Tucuruvi fica a apenas seis quilômetros do Centro de São Paulo.
Com uma área de 9,44 km², o Tucuruvi registrou uma população de 99.599 habitantes no censo de 2022, apresentando uma densidade de 98,41 hab/ha. O distrito é composto por diversos bairros, como Vila Dom Pedro II, Parada Inglesa, Jardim França (destacado como bairro nobre), Vila Mazzei, e Jardim Barro Branco. O perfil socioeconômico é de alto padrão, com renda média de R$ 2.836,56 e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado de 0,923.
O desenvolvimento de Tucuruvi foi impulsionado pelo transporte ferroviário. O primeiro núcleo de povoamento data de 1903, mas o crescimento acelerou com a inauguração da estação do Tramway da Cantareira em 1913, que ligava o Centro à Serra da Cantareira. Este trem foi o principal meio de transporte dos moradores até a década de 1960. Atualmente, o distrito é atendido pela Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, contando com as estações Parada Inglesa e Tucuruvi, esta última localizada próxima à antiga estação do Tramway.
Nos últimos anos, o Tucuruvi experimentou grandes transformações, especialmente no setor de serviços e comércio. A região ganhou um importante centro comercial, o Shopping Metrô Tucuruvi, inaugurado em 2013, que se beneficia da localização estratégica e do alto fluxo de usuários do terminal de ônibus e da estação de metrô. Além da infraestrutura de transporte e comércio, o distrito abriga a sede da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
O distrito de Tucuruvi faz divisa com Tremembé ao Norte, Jaçanã a Leste, Vila Medeiros a Sudeste, Vila Guilherme ao Sul, Santana a Sudoeste e Mandaqui a Oeste. A sede da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi está localizada onde anteriormente ficava o Palacete Anglo-Parque, a imponente moradia do inglês Willian Harding, um dos fundadores do primeiro núcleo de povoamento.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 e 2 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em bairros de São Paulo, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br
