O distrito de Santana está situado na Zona Norte de São Paulo, ao norte do Rio Tietê, e compõe a Subprefeitura de Santana/Tucuruvi. Santana é um dos núcleos populacionais mais antigos da zona norte, comemorando seu aniversário em 26 de julho, data de fundação do bairro homônimo em 1782.
Com uma área de 13,14 km2, Santana registrou uma população de 115.689 habitantes no censo de 2022. O distrito se destaca por seus indicadores sociais elevados, sendo o de maior qualidade de vida na Zona Norte, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,925, o 19º maior entre todos os distritos paulistanos. A renda média é de R$ 10.790,00, e a população é predominantemente de Classe B (57%) e Classe A (18%). A média de idade dos moradores é de 44,7 anos. O distrito é caracterizado por pouca presença de favelas, baixa taxa de homicídios e forte verticalização, especialmente em áreas nobres como Alto de Santana e Jardim São Paulo.
O desenvolvimento de Santana foi acelerado no início do século XX com a construção da Ponte das Bandeiras e do Tramway da Cantareira. Atualmente, é um grande polo de transporte e serviços. É atendido por quatro estações da Linha 1-Azul do Metrô: Portuguesa-Tietê, Carandiru, Santana e Jardim São Paulo-Ayrton Senna. A Estação Portuguesa-Tietê está ligada ao Terminal Rodoviário do Tietê, o mais movimentado do Brasil. O distrito também abriga o Aeroporto Campo de Marte, o primeiro do município e o segundo do mundo em frota de helicópteros.
Santana funciona como um centro socioeconômico regional com amplo comércio, serviços e lazer. Destacam-se o Complexo do Anhembi, que inclui o Pavilhão de Exposições e o Sambódromo, o Terminal Rodoviário do Tietê, e o Aeroporto Campo de Marte. A antiga Casa de Detenção do Carandiru foi transformada no Parque da Juventude, um importante espaço de lazer. O comércio é forte, concentrado principalmente na Rua Voluntários da Pátria, com cerca de 600 lojas, e no Alto de Santana, com comércio mais específico para a classe abastada. O distrito possui uma rica vida cultural, com a sede do SESC Santana, o Teatro Alfredo Mesquita, e é palco de grandes eventos, como o Carnaval Paulistano e a Marcha para Jesus, realizada ao lado do Campo de Marte.
A saúde e a educação são bem atendidas. O distrito possui diversas escolas tradicionais, muitas ligadas à Igreja Católica, além de cinco universidades e a Etec Parque da Juventude. Segundo o Datafolha, é campeão no município em número de escolas particulares. Na área da saúde, abriga hospitais como o da Aeronáutica, São Camilo, e o Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Geograficamente, o relevo é acidentado, com altitudes entre 720 e 810 metros, e abriga o Mirante de Santana, a estação meteorológica oficial do INMET na capital. Além do Rio Tietê, o distrito é cortado pelos Córregos Água Fria e Carandiru (ou Carajás).
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 e 2 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em bairros de São Paulo, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br
