O distrito de São Miguel Paulista, comumente chamado apenas de São Miguel, está localizado na zona leste do município de São Paulo e integra a Subprefeitura de São Miguel.
Seu núcleo inicial foi a Capela dos Índios (ou Capela de São Miguel Arcanjo), uma igreja construída no século XVI para o aldeamento de indígenas da região, sendo a única construção na cidade que, após reforma no século XVII, conserva-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão. A praça onde está localizada a Capela, a Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, é popularmente conhecida como Praça do Forró, devido à grande migração nordestina para a região.
O distrito tem uma área de 7,5 km² e uma população de 81.011 habitantes (Censo 2022), com uma densidade populacional de 124,25 hab/ha. Possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,808 (elevado) e é classificado pelo CRECI como “Zona de Valor E”. A maioria da população (57%) pertence à classe C, seguida pela classe B (32%). No campo religioso, 52% são católicos e 22% são evangélicos.
O desenvolvimento de São Miguel Paulista foi impulsionado pela construção da estrada que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo (hoje Avenidas Marechal Tito e São Miguel) e, especialmente, a partir de 1937, com a instalação da Companhia Nitro Química Brasileira (do Grupo Votorantim). Esta indústria provocou uma grande migração, principalmente de nordestinos, que se instalaram na região. O distrito é servido pela estação homônima da Linha 12-Safira da CPTM e pelo Terminal São Miguel.
Atualmente, São Miguel se estabeleceu como um importante centro comercial e populacional regional, contando com mais de 200 lojas de departamento, sendo o terceiro maior centro de compras de São Paulo. Em sua infraestrutura mais recente, destacam-se a inauguração de uma moderna unidade do Senac (a maior do estado) em 2018 e a futura construção de uma unidade do SESC com previsão de entrega para 2028, que será a maior do estado.
O distrito faz divisa com outros distritos da Zona Leste (Jardim Helena, Vila Curuçá, Lajeado, Itaquera e Vila Jacuí) e com o município de Guarulhos.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 e 2 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em bairros de São Paulo, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br
