COMO O AVALIADOR DE IMÓVEIS COLETA DADOS PARA MONTAGEM DA AMOSTRA DO LAUDO DE AVALIAÇÃO?
A elaboração de um laudo de avaliação requer uma cuidadosa coleta de dados por parte do avaliador. Essa etapa é essencial para fornecer uma base sólida e confiável na determinação do valor de mercado do imóvel avaliando.
A vistoria, que antecedeu a montagem da amostra, registrou os aspectos como a localização, o tamanho do terreno e da construção, o número de quartos e banheiros, vagas de garagem, a idade da propriedade, as melhorias realizadas, o estado de conservação, a qualidade dos materiais utilizados, a funcionalidade das instalações, entre outros detalhes relevantes. Informações estas, que foram obtidas durante a inspeção visual e em entrevistas com o ocupante ou proprietário do imóvel, além de documentos, plantas, registros, etc. O avaliador verificou pessoalmente suas condições, características e possíveis melhorias ou defeitos. Medições costumam ser realizadas para confirmação de dados documentais.
A amostra será montada a partir de uma pesquisa de mercado abrangente, que tem como objetivo reunir informações representativas das transações imobiliárias da região, e pode conter imóveis em oferta ou imóveis negociados recentemente. É na amostra que se compreenderá o comportamento do mercado no qual o imóvel avaliando está inserido.
A qualidade da amostra é a base do processo avaliatório. Nesta etapa de investigação do mercado a coleta de dados busca reunir informações confiáveis e contemporâneas à data de referência da avaliação. A amostra deve trazer informações qualitativas e quantitativas dos elementos referenciais de mercado. A norma determina que as fontes das informações devem ser diversificadas e, tanto quanto possível, identificadas.
O avaliador consulta fontes confiáveis, como registros de transações imobiliárias, imobiliárias locais, bancos de dados de imóveis e portais imobiliários. O objetivo é identificar transações comparáveis que sirvam de referência para a avaliação do imóvel em questão.
Os avaliadores também se beneficiam do uso de tecnologia para identificar e quantificar dados de mercado. Drones, trenas eletrônicas e imagens de satélite, entre outros, podem fornecer informações adicionais sobre o imóvel e a região, auxiliando na avaliação e na montagem da amostra.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliador de Imóveis SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br