O distrito de Pinheiros, localizado na zona oeste de São Paulo e administrado pela subprefeitura homônima, é considerado um dos mais antigos da cidade, tendo servido historicamente como rota de passagem para os tropeiros. Com uma área de 8 km², o distrito é limitado pelo Rio Pinheiros e diversas vias importantes, como a Avenida Dr. Arnaldo, Avenida Nove de Julho e Avenida Cidade Jardim. Sua origem remonta a um assentamento indígena por volta de 1560, às margens do Rio Grande (atual Rio Pinheiros).
Pinheiros é notável por ser um dos distritos mais sofisticados de São Paulo, apresentando uma intensa vida cultural e gastronômica. Em termos demográficos, a população registrada no censo de 2022 foi de 65.145 habitantes, com uma alta densidade de 7714 hab/ha. O perfil socioeconômico é de elite: o distrito possui uma renda média de R$ 7.000,00 e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,960, o segundo mais elevado da capital. É um reduto da classe mais abastada, especialmente nos bairros que compõem a região conhecida como Jardins (Jardim Europa, Jardim Paulista, Jardim América e Jardim Paulistano), com uma forte presença das classes A e B, que representam 88% das classes sociais.
O distrito ostenta uma das melhores infraestruturas da cidade. É um importante polo de transporte, sendo servido por quatro estações da Linha 4–Amarela do Metrô (Faria Lima, Pinheiros e Fradique Coutinho, além da Estação Pinheiros que também atende a Linha 9–Esmeralda da CPTM) e a Estação Vila Madalena da Linha 2–Verde. Apresenta diversos corredores de ônibus exclusivos, como nas avenidas Rebouças e Faria Lima, e o Largo da Batata funciona como um importante ponto de ônibus municipais e metropolitanos.
Na área de educação e cultura, Pinheiros possui uma das melhores classificações de IDH de educação da cidade e é um significativo polo cultural. Abriga instituições como o Instituto Tomie Ohtake, o Centro Brasileiro Britânico, o Goethe-Institut, o Centro da Cultura Judaica e diversos museus, incluindo o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu da Casa Brasileira. Historicamente, o distrito se desenvolveu com a chegada de imigrantes italianos e japoneses e a instalação de importantes instituições de saúde, como o Hospital das Clínicas (inaugurado em 1944).
Economicamente, Pinheiros sedia diversas empresas nacionais e internacionais, como a Sabesp. O comércio é bastante diversificado, com a Rua Oscar Freire destacando-se por produtos de luxo e a Rua Teodoro Sampaio pelos setores de móveis e instrumentos musicais. Abriga também grandes centros de compras, como o Shopping Iguatemi, um dos primeiros do país, e o Shopping Eldorado. A região também se destaca pela tradicional feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto aos sábados.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 e 2 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em bairros de São Paulo, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br
