O distrito de Parelheiros, localizado na zona sul do município de São Paulo e administrado pela subprefeitura homônima, é o segundo maior em extensão territorial da capital, com uma área de 153 m². Sua denominação é de origem histórica, devido às diversas corridas de cavalos (parelhas) entre os imigrantes alemães e os brasileiros que ali se estabeleceram. A região é singular por ter a maior parte de sua área coberta por importantes reservas ambientais da Mata Atlântica, como a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos e parte da APA Ilha do Bororé-Colônia.
Apesar de sua vasta extensão, Parelheiros é pouco povoado. O censo de 2022 registrou 153.695 habitantes. O perfil socioeconômico é de baixa renda, com renda média de R$ 1.800,00 e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,747, o que o coloca na 95ª posição entre os distritos do município. O distrito é classificado como “Zona de Valor E”. Historicamente, Parelheiros recebeu a primeira imigração alemã no estado de São Paulo no início do século XIX, e posteriormente, no século XX, foi ocupado por famílias de imigrantes japoneses que se dedicaram à produção de hortifrutigranjeiros, abastecendo a metrópole.
A região é totalmente abrangida pela área de proteção aos mananciais, incluindo as bacias hidrográficas das Represas Guarapiranga e Billings, vitais para o abastecimento da Grande São Paulo. Contudo, enfrenta desafios de urbanização intensa e desordenada, com muitos loteamentos irregulares, impactando a produção de água devido à impermeabilização do solo e ao despejo de esgotos. Um marco geológico notável na região é a Cratera da Colônia, produzida por um meteorito há milhões de anos. O distrito também abriga a aldeia indígena Guarani Krukutu.
Em termos de infraestrutura, Parelheiros possui um clima característico, com elevado índice pluviométrico e temperaturas mais baixas no inverno, com geadas frequentes. A região é cruzada pela Estrada Ecoturística de Parelheiros e, embora seja cortada pelo trecho Sul do Rodoanel, não possui acesso direto à rodovia. O distrito é servido por unidades de saúde como o Hospital Parelheiros e a UPA Parelheiros 24 horas. Parelheiros faz divisa com outros distritos de São Paulo (Jardim Ângela, Cidade Dutra, Grajaú e Marsilac) e municípios vizinhos (Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e São Bernardo do Campo).
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1 e 2 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em bairros de São Paulo, SP?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br
