O QUE É VALOR DE MERCADO ? EXISTEM OUTROS TIPOS DE VALOR?
Conforme definido na ABNT NBR 14653 Valor de Mercado é “Quantia mais provável pela qual um bem seria negociado em uma data de referência, entre vendedor e comprador prudentes e interessados no negócio, com conhecimento de mercado, mas sem compulsão, dentro das condições mercadológicas.”
Segundo a referida definição, trata-se de um valor específico que exclui tanto um preço superestimado quanto subestimado e considera ausência de condições especiais ou concessões fornecidas por algumas das partes. A norma também expressa que se trata de um valor estimado e não pré-determinado, ou seja, é o preço que o mercado espera numa transação, em uma data de referência. Também se refere a comprador e vendedor motivados, mas não compelidos à compra e venda, ou seja, o comprador e o vendedor atuam de acordo com a realidade e expectativa do mercado. Ainda se refere a negociantes prudentes e interessados no negócio, onde não exista relações particulares ou especiais entre estes e onde se presume que ambos agem de acordo com as informações de mercado disponíveis.
Trata-se, portanto, de valor entendido sem os custos adicionais relativos ao comprador como ITBI, despesas de escritura e registro e outras, e sem os ônus relativos ao vendedor como pagamento de comissão pela venda.
Assim sendo, o valor de mercado é possível de ser mensurado em um mercado onde existam outros imóveis para comparação direta. Trata-se, também, de um bem que exige um período dilatado de exposição para sua comercialização.
Existem outros tipos de valores que podem ser determinados por Avaliação Imobiliária, como:
- Valor Patrimonial: Engloba o valor do terreno, o valor das benfeitorias e o valor de eventuais equipamentos do imóvel. Sobre a soma destes valores é aplicado o Fator de Comercialização com base em informações de mercado levantadas pelo avaliador.
- Valor em Risco: Valor a ser definido para fins de seguro que envolve as benfeitorias, equipamentos e instalações, observada a máxima depreciação.
- Valor Econômico: Valor resultando do Fluxo de Caixa Descontado na aplicação do Método da Capitalização de Renda.
- Valor de Liquidação Forçada: Valor para situação de venda compulsória, típico de leilões ou garantias bancárias. Considera um tempo menor de exposição para realização da venda.
- Valor de Custo: Se refere a todos os custos necessários para a reposição de um bem, com explicitação do estado em que se encontra ou sem considerar eventual depreciação.
- Valor de Indenização: Destinado a ressarcimento de débitos, desapropriações ou congêneres.
A Avalia-SP – Avaliação de Imóveis São Paulo está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3.
Os relatórios são produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Valor – Avaliação Valor de Mercado?
Entre em contato conosco:
Telefone: (11) 5043-2621 ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br